CURSO
DE PSICANÁLISE CLÍNICA
RENATA
ZANGERÓLAME DE OLIVEIRA
ANÁLISE
DE DESENHOS
RESUMO
CACHOEIRO
DE ITAPEMIRIM
2017
Uma das principais ferramentas utilizadas no Diagnóstico
Psicopedagógico é a análise de testes projetivos, cuja finalidade é a projeção
de conteúdos presentes no inconsciente da criança de forma concreta, ou seja,
por meio da utilização de figuras prontas ou de desenhos feitos pela mesma. Este
teste pode ser uma ferramenta importantíssima para avaliar e detectar um
possível atraso no desenvolvimento cognitivo da criança, tanto na clínica como
em sala de aula. Gradativamente a criança vai expressando traços mais
significativos, entre os 2 e 3 anos, o que se nota são traços leves, ou fortes,
pequenos rabiscos. Entre os 3 e 5 anos de idade, a criança já tenta desenhar de
acordo com a sua realidade, e conforme a própria percepção. Evidente que ainda
são traços sem grande expressão, mas que para a criança tem todo um sentido. O
psicanalista precisa estar atento a situações como:
Cores utilizadas e vivacidade das mesmas.
Força ou
interrupção do traço
Existência de
sombras
Isolamento de determinadas figuras (“fechadas” dentro de
um quadrado ou de um círculo, por exemplo)
Ausência de determinadas figuras ou representação das
mesmas numaescala muito reduzida
Agressividade de determinadas figuras
A criança passa a desenhar, continuadamente, cenários de
violência. Desenha repetidamente a mesma
figura
Se alguma figura é riscada ou apagada, depois de
desenhada.
Desenha figuras
sem cabeça ou sem rosto
Não consegue desenhar-se a si próprio, numa imagem de
família por exemplo Desenha cenários que
não são adequados à sua idade.
O Analista deve levar em conta a condição biográfica e
familiar da pessoa que desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá
como marco de referência de quem está fazendo o desenho. Além disso, é
necessário levar em conta que um desenho é importante, mas não define tudo. É
uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar, a saber, por
exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família, sua escola.
Formas
de interpretação do desenho infantil
Posição do desenho – Todo desenho na parte superior do
papel, está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade
e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa
sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado
esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado
direito, ao futuro.
Dimensões do desenho - Os desenhos com formas grandes
mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por
crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem
também sugerir uma criança reflexiva, ou com falta de confiança.
A pressão do desenho - Uma boa pressão indica entusiasmo
e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá,
enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga física.
As cores do desenho – O vermelho representa a vida, o
ardor, o ativo; o amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja,
necessidade de contato social e público, impaciência; o azul, a paz e a tranqüilidade;
o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa o
inconsciente; o marrom, a segurança e planejamento. É necessário acrescentar
que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.
Análise
Piagetiana
1 - Garatuja: Faz parte da fase sensório-motora e parte
da fase pré- operacional. A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A
figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem
um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção
consciente.
2-Pré- Esquematismo: Dentro da fase pré-operatória,
aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto
ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente, não relaciona entre si.
Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido a vínculos
emocionais.
3 - Esquematismo: Faz parte da fase das operações
concretas. Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição
flexível do esquema; experiências novas são expressas pelo desvio do esquema.
Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já
tem um conceito definido quanto a figura humana, porém aparecem desvios do
esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo.
4 - Realismo: Também faz parte da fase das operações
concretas, mas já no final desta fase. Existe uma consciência maior do sexo e
autocrítica pronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição.
Abandona a linha de base. Na figura humana aparece o abandono das linhas. As
formas geométricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuação das roupas
diferenciando os sexos.
5 - Pseudo Naturalismo: Estamos na fase das operações
abstratas. É o fim da arte como atividade espontânea. Inicia a investigação de
sua própria personalidade. Aparecem dois tipos de tendência: visual (realismo,
objetividade); háptico (expressão subjetividade). No espaço já apresenta a
profundidade ou a preocupação com experiências emocionais (espaço subjetivo).
INTERPRETAÇÃO
ESPECÍFICA DE CADAPARTE DA FIGURA HUMANA DESENHADA
1.Cabeça É a parte do corpo onde se localiza o Eu. Há,
portanto, ênfase no desenho da cabeça. A maior parte do auto-conceito do
indivíduo está focalizado na cabeça. A cabeça é considerada o centro do poder
intelectual, social e do controle dos impulsos corporais.
2. Rosto- Representa a capacidade de inter-relação social
3. Olhos -Representam
como o sujeito encara o mundo, a vida.
4. Cabelos -Tem um significado psicosexual.
5. Bigode e Barba- Raramente aparece em desenhos de
adolescentes e adultos.
6. Nariz -Essencialmente
possuidor do simbolismo sexual
7. Orelhas- Seu aparecimento, no desenho, indica
passividade.
8. Boca- Refere-se às tendências captativas, como
nutrição, satisfação dalibido oral, relações sociais (dar e receber afeições)
e, mesmo, relações sexuais. Língua ± Dificilmente aparece, só em esquizóides,
esquizofrênicos, ou desvio de conduta sexual; pode ser um problema de fato.
Dentes ± A partir dos 7 anos, raramente aparece. Comumente aparece em pessoas
imaturas afetivamente. Situação de fato, ou problema somático. Pode ser uma
forte agressividade É um símbolo sexual. Queixo quadrado ± Afirmação social,
teimosia, firmeza,decisão. Queixo redondo ± Traço de feminilidade.
10. Pescoço- Elemento de ligação entre as forças afetivas
e os impulsoscontroladores do corpo. 11. Ombros Indica poder físico; força do
ego.
12. Braços e mãos- Relacionam-se ao desenvolvimento do Eu
e à sua adaptação social, ou interrelação com o ambiente. A extensão, direção e
influência das linhas dos braços, relacionam-se com o grau de espontaneidade da
pessoa no ambiente.
13. Pernas-
Representam o contato com a realidade. A possibilidade de realização de
desejos, auto-afirmação.
14. Pés- Indicam a
segurança geral do indivíduo em caminhar nomeio ambiente.
15. Tronco-
Representação da força Egóica
16. Costelas- Sua
representação no desenho é rara. Dá-se no caso de esquizofrenia e indica
problema grave
17. Cintura Controladora dos impulsos sexuais e corporais
18. Roupas A roupa teria surgido por necessidade de
proteção, pudor e socialização. A indumentária nasceu da harmonia desses três
aspectos e tem seu aspecto social.
19. Elementos acessórios Óculos ± Dissimulação da
dificuldade em enfrentar o mundo. Aspecto de ambição. Meias e luvas ± Símbolo
com resposta de cobertura sexual. Sentimento de culpa. Menos-valia,
dissimulação, fantasia de realização sexual ou prática sexual. Chapéu ±
Proteção. Jóias e pinturas ± Desejo de afirmação social, afirmação econômica e
sexual.
Cigarro ou cachimbo na boca ± Ênfase erótico-oral.
Pastas, bolsas muito retocadas ± Pode ser um simbolismo sexual. Análise da
figura humana (observação geral) Figuras como palhaços, caricaturas ou
ridículas indicam desprezo e hostilidade em relação a si mesmo; rejeição;
inadequação. Figuras palitos ou representações abstratas são indicadores de
evasão, insegurança.
Pode-se dizer que a casa desenhada assume, na maioria das
vezes, duas significações:
a) Constitui um auto-retrato, expressando as fantasias, o
ego,
b) realidade, os
contactos e a acessibilidade.
c) Expressa a percepção da situação no
lar-residência,passada, presente, desejada para o futuro, ou uma combinação de
todas as três formas.
A força e a adequação das paredes da casa desenhada estão
diretamente relacionadas com o grau de forçado ego, na personalidade.
A porta é o detalhe da casa através do qual é feito o
contacto direto com o ambiente.
As janelas representam um meio secundário de interação
com o ambiente, A chaminé É um símbolo fálico. Em indivíduos bem ajustados, a
chaminé indica apenas um detalhe necessário na representação de uma casa.
Linha Representativa do Solo: A relação entre a casa, árvore
ou pessoa desenhada e a linha do solo reflete o grau de contatos do sujeito com
a realidade. A mesma ligação simbólica entre o solo e a realidade prática evidencia-se,
também, através da linguagem coloquial: Ele tem os pés na terra. Indica
necessidade de apoio ou ajuda.
DESENHO DA ÁRVORE
A árvore, ser que vive em função de elementos ambientais
(chuvas, vento, calor etc.) é dos desenhos o que mais revela a auto-imagem da
pessoa no contexto de seu relacionamento com o ambiente, além de como se sente
em relação ao seu equilíbrio intrapessoal.
O Tronco representa o sentimento de poder básico e força
interior do sujeito, o que significa, em terminologia psicanalítica, a Força do
ego. Koch também comenta que o tronco, freqüentemente, representa a área básica
do auto conceito.
Superfície do tronco É a zona de contato entre o interior
e o exterior ± o meu e o teu, o eu e o meio ambiente. A qualidade do envoltório
sugere diferenças existentes entre a atitude interior e a conduta exterior.
Raiz corresponde à parte inconsciente do eu, às forças
impulsivas, instintivas e não elaboradas ± ao Id da teoria freudiana.
COPA- Suas extremidades formam a zona de contato com o ambiente,
zona de relacionamento entre o que é interior(estrutura) e o que é exterior.
GALHOS OU RAMOS -Representam os recursos do indivíduo
para buscar satisfação no ambiente, para aproximar-se dos outros, para se
expandir e, deste modo, realizar-se. Representam os membros da árvore, que
equivalem, no autoconceito do indivíduo, aos braços no desenho da pessoa.
FLORES Representam a energia vital; imaturidade
emocional.
FOLHAS Representam vivacidade e produtividade.
FRUTOS Indicam o
desejo de maturação; de mostrar capacidade.
O uso da cor refere-se à vida emocional e afetiva
(empatia, tensão, conflito,harmonia) do sujeito; sujeitos psicologicamente mais
equilibrado satiram-se com menos resistência e mais profundidade no emprego das
cores.
DESENHO DA FAMÍLIA I – Objetivos: Conhecer a situação do
sujeito dentro de seu meio familiar. O que vê nesse meio. Como se vê; sua
percepção da sua relação com as figuras parentais dados para interpretação do
Desenho da Família.
Omissão do sujeito - Não sente que participa, realmente,
na família. Não recebe a afetividade que necessita. Rejeita, ou se sente
rejeitado (ou desejo de se afastar).
o Animais são símbolos e personificações projetados de
impulsos e sentimentos inconscientes.
Dados para Interpretação do Desenho do Animal · Aspectos
expressivos (abordados anteriormente). ·
Análise de animais específicos: · Pássaros - simbolizam
fuga; orientação para a ação. · Animais exóticos (ex. Corvo) - sujeito incomum.
· Gato - feminilidade; maternidade; frieza; afastamento; vida noturna; auto
centrismo.
Serpente - fonte de vida; fonte da morte; fonte do
conhecimento proibido (inconsciente). ·
Cavalo - trabalho; ajuda; medo de castração; estrutura
integrada. · Elefante - grandeza; falta de coordenação. ·
Coelho - timidez; fertilidade. ·
Borboleta - espiritualidade. ·
Cachorro -
Fidelidade, defesa.
DESENHOS
DE ADULTOS
"Espirais:
Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são
feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham
para ter alguma função em qualquer lugar.
"Flores: Se você, vira e mexe, desenhar flores, é
uma pessoa sensível.
"Setas: Desenhar setas significa alguma idéia fixa.
Se elas apontarem para baixo ou para esquerda, elas falam de alguma coisa que
já passou. Se elas apontarem para a direita, indicam futuro.
"Olhos: Você é curioso(a) ou está procurando alguma
solução para um problema se desenhar olhos.
"Círculos: O hábito de desenhar círculos indica que
você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as
pessoas. É muito centrada em você.
"Caras e bocas: Tudo indica que se sinta bem
ajustado(a) ao seu mundo. As expressões dessas figuras que surgem do nada
também revelam como você está se sentindo.
"Nomes: Se você não parar de escrever seu próprio
nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que está triste ou se
sentindo rejeitado (a) pelos outros.
"Cubos: Desenhar cubos revela uma pessoa que nada
tem de preguiçoso(a). Pelo contrário: você é criativo (a), motivado(a) e gosta
de pôr a mão na massa, de participar.
"Estrelas: Rabiscar estrelas é um sinal de ambição,
de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça.
"Casas: Desenhar casas significa estar se sentindo
bem no lugar onde se vive. Uma casa aponta para uma sensação de conforto, paz
com a família, mesmo que algumas brigas com os irmãos pareçam dizer o
contrário.
"Linhas: Linhas retas são feitas por quem é
entusiasmado(a), objetivo(a) e vai direto ao ponto. Linhas em zigue-zague ou
que se cruzam várias vezes indicam que alguma coisa mexeu muito com você, mas
sua opção é não pôr o dedo na ferida.
"Ondas: Você está pronto para mergulhar em alguma
coisa nova, que pode mudar a sua vida. Ondas lembram movimento, expectativa de
uma oportunidade especial ou desejo de cair fora, rapidinho".
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