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sábado, 27 de maio de 2017

CURSO DE PSICANÁLISE CLÍNICA

RENATA ZANGERÓLAME DE OLIVEIRA







ANÁLISE DE DESENHOS

RESUMO








CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2017

Uma das principais ferramentas utilizadas no Diagnóstico Psicopedagógico é a análise de testes projetivos, cuja finalidade é a projeção de conteúdos presentes no inconsciente da criança de forma concreta, ou seja, por meio da utilização de figuras prontas ou de desenhos feitos pela mesma. Este teste pode ser uma ferramenta importantíssima para avaliar e detectar um possível atraso no desenvolvimento cognitivo da criança, tanto na clínica como em sala de aula. Gradativamente a criança vai expressando traços mais significativos, entre os 2 e 3 anos, o que se nota são traços leves, ou fortes, pequenos rabiscos. Entre os 3 e 5 anos de idade, a criança já tenta desenhar de acordo com a sua realidade, e conforme a própria percepção. Evidente que ainda são traços sem grande expressão, mas que para a criança tem todo um sentido. O psicanalista precisa estar atento a situações como:
Cores utilizadas e vivacidade das mesmas.
 Força ou interrupção do traço
 Existência de sombras
Isolamento de determinadas figuras (“fechadas” dentro de um quadrado ou de um círculo, por exemplo) 
Ausência de determinadas figuras ou representação das mesmas numaescala muito reduzida 
Agressividade de determinadas figuras 
A criança passa a desenhar, continuadamente, cenários de violência.  Desenha repetidamente a mesma figura
Se alguma figura é riscada ou apagada, depois de desenhada.
 Desenha figuras sem cabeça ou sem rosto 
Não consegue desenhar-se a si próprio, numa imagem de família por exemplo  Desenha cenários que não são adequados à sua idade.
O Analista deve levar em conta a condição biográfica e familiar da pessoa que desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá como marco de referência de quem está fazendo o desenho. Além disso, é necessário levar em conta que um desenho é importante, mas não define tudo. É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar, a saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família, sua escola.
Formas de interpretação do desenho infantil
Posição do desenho – Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro.
Dimensões do desenho - Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva, ou com falta de confiança.
A pressão do desenho - Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga física.
As cores do desenho – O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; o amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de contato social e público, impaciência; o azul, a paz e a tranqüilidade; o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa o inconsciente; o marrom, a segurança e planejamento. É necessário acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.

Análise Piagetiana
1 - Garatuja: Faz parte da fase sensório-motora e parte da fase pré- operacional. A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente.
2-Pré- Esquematismo: Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente, não relaciona entre si. Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido a vínculos emocionais.
3 - Esquematismo: Faz parte da fase das operações concretas. Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema; experiências novas são expressas pelo desvio do esquema. Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um conceito definido quanto a figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo.
4 - Realismo: Também faz parte da fase das operações concretas, mas já no final desta fase. Existe uma consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada. No espaço é descoberto o plano e a superposição. Abandona a linha de base. Na figura humana aparece o abandono das linhas. As formas geométricas aparecem. Maior rigidez e formalismo. Acentuação das roupas diferenciando os sexos.
5 - Pseudo Naturalismo: Estamos na fase das operações abstratas. É o fim da arte como atividade espontânea. Inicia a investigação de sua própria personalidade. Aparecem dois tipos de tendência: visual (realismo, objetividade); háptico (expressão subjetividade). No espaço já apresenta a profundidade ou a preocupação com experiências emocionais (espaço subjetivo).

INTERPRETAÇÃO ESPECÍFICA DE CADAPARTE DA FIGURA HUMANA DESENHADA

1.Cabeça É a parte do corpo onde se localiza o Eu. Há, portanto, ênfase no desenho da cabeça. A maior parte do auto-conceito do indivíduo está focalizado na cabeça. A cabeça é considerada o centro do poder intelectual, social e do controle dos impulsos corporais.
2. Rosto- Representa a capacidade de inter-relação social
 3. Olhos -Representam como o sujeito encara o mundo, a vida.
4. Cabelos -Tem um significado psicosexual.
5. Bigode e Barba- Raramente aparece em desenhos de adolescentes e adultos.
 6. Nariz -Essencialmente possuidor do simbolismo sexual
7. Orelhas- Seu aparecimento, no desenho, indica passividade.
8. Boca- Refere-se às tendências captativas, como nutrição, satisfação dalibido oral, relações sociais (dar e receber afeições) e, mesmo, relações sexuais. Língua ± Dificilmente aparece, só em esquizóides, esquizofrênicos, ou desvio de conduta sexual; pode ser um problema de fato. Dentes ± A partir dos 7 anos, raramente aparece. Comumente aparece em pessoas imaturas afetivamente. Situação de fato, ou problema somático. Pode ser uma forte agressividade É um símbolo sexual. Queixo quadrado ± Afirmação social, teimosia, firmeza,decisão. Queixo redondo ± Traço de feminilidade.
10. Pescoço- Elemento de ligação entre as forças afetivas e os impulsoscontroladores do corpo. 11. Ombros Indica poder físico; força do ego.
12. Braços e mãos- Relacionam-se ao desenvolvimento do Eu e à sua adaptação social, ou interrelação com o ambiente. A extensão, direção e influência das linhas dos braços, relacionam-se com o grau de espontaneidade da pessoa no ambiente.
 13. Pernas- Representam o contato com a realidade. A possibilidade de realização de desejos, auto-afirmação.
 14. Pés- Indicam a segurança geral do indivíduo em caminhar nomeio ambiente.
 15. Tronco- Representação da força Egóica
 16. Costelas- Sua representação no desenho é rara. Dá-se no caso de esquizofrenia e indica problema grave
17. Cintura Controladora dos impulsos sexuais e corporais
18. Roupas A roupa teria surgido por necessidade de proteção, pudor e socialização. A indumentária nasceu da harmonia desses três aspectos e tem seu aspecto social.
19. Elementos acessórios Óculos ± Dissimulação da dificuldade em enfrentar o mundo. Aspecto de ambição. Meias e luvas ± Símbolo com resposta de cobertura sexual. Sentimento de culpa. Menos-valia, dissimulação, fantasia de realização sexual ou prática sexual. Chapéu ± Proteção. Jóias e pinturas ± Desejo de afirmação social, afirmação econômica e sexual.
Cigarro ou cachimbo na boca ± Ênfase erótico-oral. Pastas, bolsas muito retocadas ± Pode ser um simbolismo sexual. Análise da figura humana (observação geral) Figuras como palhaços, caricaturas ou ridículas indicam desprezo e hostilidade em relação a si mesmo; rejeição; inadequação. Figuras palitos ou representações abstratas são indicadores de evasão, insegurança.
Pode-se dizer que a casa desenhada assume, na maioria das vezes, duas significações:
a) Constitui um auto-retrato, expressando as fantasias, o ego,
 b) realidade, os contactos e a acessibilidade.
c) Expressa a percepção da situação no lar-residência,passada, presente, desejada para o futuro, ou uma combinação de todas as três formas.
A força e a adequação das paredes da casa desenhada estão diretamente relacionadas com o grau de forçado ego, na personalidade.
A porta é o detalhe da casa através do qual é feito o contacto direto com o ambiente.
As janelas representam um meio secundário de interação com o ambiente, A chaminé É um símbolo fálico. Em indivíduos bem ajustados, a chaminé indica apenas um detalhe necessário na representação de uma casa.
Linha Representativa do Solo: A relação entre a casa, árvore ou pessoa desenhada e a linha do solo reflete o grau de contatos do sujeito com a realidade. A mesma ligação simbólica entre o solo e a realidade prática evidencia-se, também, através da linguagem coloquial: Ele tem os pés na terra. Indica necessidade de apoio ou ajuda.
DESENHO DA ÁRVORE
A árvore, ser que vive em função de elementos ambientais (chuvas, vento, calor etc.) é dos desenhos o que mais revela a auto-imagem da pessoa no contexto de seu relacionamento com o ambiente, além de como se sente em relação ao seu equilíbrio intrapessoal.
O Tronco representa o sentimento de poder básico e força interior do sujeito, o que significa, em terminologia psicanalítica, a Força do ego. Koch também comenta que o tronco, freqüentemente, representa a área básica do auto conceito.
Superfície do tronco É a zona de contato entre o interior e o exterior ± o meu e o teu, o eu e o meio ambiente. A qualidade do envoltório sugere diferenças existentes entre a atitude interior e a conduta exterior.
Raiz corresponde à parte inconsciente do eu, às forças impulsivas, instintivas e não elaboradas ± ao Id da teoria freudiana.
COPA- Suas extremidades formam a zona de contato com o ambiente, zona de relacionamento entre o que é interior(estrutura) e o que é exterior.
GALHOS OU RAMOS -Representam os recursos do indivíduo para buscar satisfação no ambiente, para aproximar-se dos outros, para se expandir e, deste modo, realizar-se. Representam os membros da árvore, que equivalem, no autoconceito do indivíduo, aos braços no desenho da pessoa.
FLORES Representam a energia vital; imaturidade emocional.
FOLHAS Representam vivacidade e produtividade.
 FRUTOS Indicam o desejo de maturação; de mostrar capacidade.
O uso da cor refere-se à vida emocional e afetiva (empatia, tensão, conflito,harmonia) do sujeito; sujeitos psicologicamente mais equilibrado satiram-se com menos resistência e mais profundidade no emprego das cores.
DESENHO DA FAMÍLIA I – Objetivos: Conhecer a situação do sujeito dentro de seu meio familiar. O que vê nesse meio. Como se vê; sua percepção da sua relação com as figuras parentais dados para interpretação do Desenho da Família.
Omissão do sujeito - Não sente que participa, realmente, na família. Não recebe a afetividade que necessita. Rejeita, ou se sente rejeitado (ou desejo de se afastar).
o Animais são símbolos e personificações projetados de impulsos e sentimentos inconscientes.
Dados para Interpretação do Desenho do Animal · Aspectos expressivos (abordados anteriormente). ·
Análise de animais específicos: · Pássaros - simbolizam fuga; orientação para a ação. · Animais exóticos (ex. Corvo) - sujeito incomum. · Gato - feminilidade; maternidade; frieza; afastamento; vida noturna; auto centrismo.
Serpente - fonte de vida; fonte da morte; fonte do conhecimento proibido (inconsciente). ·
Cavalo - trabalho; ajuda; medo de castração; estrutura integrada. · Elefante - grandeza; falta de coordenação. ·
Coelho - timidez; fertilidade. ·
Borboleta - espiritualidade. ·
 Cachorro - Fidelidade, defesa.

DESENHOS DE ADULTOS
 "Espirais: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar.
"Flores: Se você, vira e mexe, desenhar flores, é uma pessoa sensível.
"Setas: Desenhar setas significa alguma idéia fixa. Se elas apontarem para baixo ou para esquerda, elas falam de alguma coisa que já passou. Se elas apontarem para a direita, indicam futuro.
"Olhos: Você é curioso(a) ou está procurando alguma solução para um problema se desenhar olhos.
"Círculos: O hábito de desenhar círculos indica que você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as pessoas. É muito centrada em você.
"Caras e bocas: Tudo indica que se sinta bem ajustado(a) ao seu mundo. As expressões dessas figuras que surgem do nada também revelam como você está se sentindo.
"Nomes: Se você não parar de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que está triste ou se sentindo rejeitado (a) pelos outros.
"Cubos: Desenhar cubos revela uma pessoa que nada tem de preguiçoso(a). Pelo contrário: você é criativo (a), motivado(a) e gosta de pôr a mão na massa, de participar.
"Estrelas: Rabiscar estrelas é um sinal de ambição, de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça.
"Casas: Desenhar casas significa estar se sentindo bem no lugar onde se vive. Uma casa aponta para uma sensação de conforto, paz com a família, mesmo que algumas brigas com os irmãos pareçam dizer o contrário.
"Linhas: Linhas retas são feitas por quem é entusiasmado(a), objetivo(a) e vai direto ao ponto. Linhas em zigue-zague ou que se cruzam várias vezes indicam que alguma coisa mexeu muito com você, mas sua opção é não pôr o dedo na ferida.
"Ondas: Você está pronto para mergulhar em alguma coisa nova, que pode mudar a sua vida. Ondas lembram movimento, expectativa de uma oportunidade especial ou desejo de cair fora, rapidinho".




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