Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO DORME MENINO DORME

E.E.E.F.”CLUBE DO BOSQUE”
PROFESSORA: RENATA ZANGERÓLAME DE OLIVEIRA
TURMA: 4º ANO MATUTINO
FOCCA - 2016


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


DORME MENINO, DORME


TEMA: DORME MENINO, DORME.
TEMPO: 5 DIAS
OBJETIVOS:
*      Despertar o gosto pela leitura.
*      Desenvolver a imaginação.
*      Identificar o gênero textual a que se refere o texto lido.
*      Despertar o gosto por ouvir histórias.
*      Analisar criticamente a história lida expressando oralmente sua opinião.
*      Interpretar o texto lido tanto escrito, quanto oralmente.
*      Ilustrar a história contada.
*      Produzir diferentes gêneros textuais.
*      Escrever bilhetes para os personagens da história.
*      Identificar verbo e tempo verbal.
*      Conjugar verbos.
*      Classificar as palavras quanto a sílaba tônica.
*      Identificar diferentes animais e suas características.
*      Realizar cálculos matemáticos.
*      Diferenciar as unidades de tempo.
*      Identificar os movimentos da Terra.
CONTÉUDOS:
*      Literatura Infantil.
*      Interpretação oral e escrita.
*      Produção textual.
*      Animais.
*      Movimentos da Terra.
*      Cálculos Matemáticos.
*      Numerais.
*      Verbo
*      Tempo verbal.
*      Classificação de palavras quanto a sílaba tônica.

AVALIAÇÃO
*      Será realizada de acordo com o interesse, participação e envolvimento do educando nas atividades desenvolvidas.


PRIMEIRO DIA
EXPLORAÇÃO DA CAPA DO LIVRO.
DESENOLVIMENTO:
Mostrar a capa para os alunos, levantando os seguintes questionamentos:
*      Que imagem vocês estão vendo na capa deste livro?
*      Que gênero textual é este?
*      Qual o título do livro?
*      Para o que vocês acham que o menino está olhando?
*      O que o menino tem em suas mãos?
*      Vocês acham que o livro ira tratar de que assunto?
*      O que vocês acham que acontece na história?
*      Por que será que o livro recebeu este nome?
*      Está história acontece de noite ou de dia?
*      Vocês imaginam como termina a história?
*      Quem é a autora do livro?
*      Quem ilustrou o livro?
*      Como se chama a tradutora do livro?
Perguntar ainda se os alunos já ouviram falar da autora, ilustradora ou mesmo tradutora do livro, fazendo um breve relato sobre elas:

AUTORA: LAURA HERRERA
*      Nasceu em Temuco, no sul do Chile, nua data desconhecida, pois nunca quis revelar sua idade. Para escrever este livro, conta ter-se inspirado na conhecida cantiga inglesa Hush, Baby, Hush, mas quis situar a história no sul do Chile e dar um valor especial de conforto, sossego e carinho.

ILUSTRADORA: JULY MACUADA
*      É uma jovem ilustradora chilena. Adora desenhar rodeada de música e poesia. Para ilustrar este livro, viajou ao Chiloé e Valdívia para captar em primeira mão o cenário verde e vegetal, e a forte presença do mar. Já ilustrou revistas, antologias e livros infantis.
Em seguida os alunos irão acompanhados pela professora ao laboratório de informática, onde deverão pesquisar sobre o biografia da autora e ilustradora do livro, fazendo uma listagem dos demais trabalhos das mesmas, fazendo seu registro no caderno.

Segundo dia

Desenvolvimento
Os alunos serão levados para a quadra da escola onde deverão sentar em círculo, para que possam ouvir a leitura do livro. Será novamente feita menção sobre os detalhes da capa, a autora, ilustradora e tradutora. A professora lerá o livro para os alunos mostrando as ilustrações, após a leitura permitirá que estes façam seus comentários e questionamentos, opinando acerca da história lida. Dado este tempo para os alunos, irão retornar a sala onde realizarão atividades sobre o livro estudado e ainda interpretação da mesma, registrando em seus cadernos:
1-   Responda de acordo com a história lida:
a)    O que você achou da história lida?
b)   Por que você acha que o menino não conseguia dormir?
c)    O que fizeram para ajudar o menino?
d)   Quem ajudou o menino e como foi essa ajuda?
e)    Você já ficou sem dormir alguma noite? Por que? O que você fez
para resolver o problema?
f)     Como terminou a história lida?
g)   Qual moral você daria para a história?
h)   Você mudaria alguma coisa na história contada? O que? Por que mudaria?
i)     Em sua casa alguém conta histórias para você dormir?
j)     Qual é a sua história preferida?
k)    Caso você também fosse ajudar o menino a dormir, o que você faria?

2 – Faça a ilustração dos personagens da história lida identificando-os:

3 – Você percebeu que na história lida muitas pessoas vieram ajudar o menino, escolha um dos personagens e escreva um bilhete para ele contando sobre o que está acontecendo com o menino e como você acha que ele pode ajudar:

4 – Leia os textos abaixo e identifique a que gênero textual pertencem: 
  
____________________________________________________________


______________________________________________________________________




                               ___________________________________________________


  TERCEIRO DIA

DESENVOLVIMENTO
Dando continuidade as atividades em classe, será relembrada a história para os alunos em um breve relato realizado pela professora.

1 – Identifique em que tempo verbal estão os verbos:
Dorme –
Chora –
Iluminar –
Apagarei –
Parar –
Cantarei –
Traz  -

1-   Circule os verbos nas frases e faça sua conjugação no tempo presente:

a)    A manta voou com o vento.
b)   O leite derramou.
c)    As velas estão iluminando o campo.
d)   Dorme menino, dorme.
e)    Não chora na noite escura.
f)     E se as elas apagarem?

3 – Relacione à segunda coluna a primeira de acordo com a sílaba tônica das palavras:
Oxítona (  1 )                                                (   ) passarinho
Paroxítona (  2)                                            (   ) escura
Proparoxítona (  3)                                       (   ) velas
                                                                     (   ) violino
                                                                     (   ) manta
                                                                     (   ) José

4 –Complete a tabela, classificando os animais em (M) mamíferos, (H)herbívoros ou  (C) carnívoros:

TABELA

ANIMAIS
CARNÍVOROS
HERBÍVOROS
MAMÍFEROS
vaca



coelho



morcego



pássaro



leão



jacaré




5 – Leia com atenção e responda as adivinhas:
a)    Sou branquinho com olhos vermelhos e grandes orelhas, pulo muito alto. Eu sou o ___________________.
b)    Tenho quatro patas, sou seu amigo e tomo conta de sua casa. Quem sou eu?___________________________.
c)    Dou leite e boa carninha, mas minha voz é muito fraquinha, sou gordinha e rumino, eu sou a___________________________________.
d)   Sua casinha é de cera, onde faz muita doçura, das flores é amiguinha, esta é a _____________________________________________.
e)    Tem o rabinho enrolado e a pele sempre rosada, seu nariz parece uma tomada. Este é o_____________________________________.
QUARTO DIA
DESENVOLVIMENTO
Ainda trabalhando com o livro Dorme, menino, dorme. Os alunos realizarão algumas atividades de matemática.
1 – Leia e resolva os problemas:
a)O pai de José sabe tocar violino muito bem, porém o violino que ele temestá muito usado e ele gostaria de comprar um novo. O pai de José tem uma quantia de R$ 1.067,00 e o violino custa R$ 1567,00. De quanto o pai de José precisa para comprar o violino?

Cálculo

R:


 b)No sítio do avô de José existem 234 vacas leiteiras, ele pretende comprar mais 354 vacas leiteiras, com quantas vacas ele ficará em seu sítio?
Cálculo

  R:
                        






C)No sítio do avó de José se produz por semana 230 litros de leite. Quanto litros de leite serão produzidos em 3 semanas:
Cálculo


R:

  
D)A tia de José fez uma manta linda manta e gastou 19 novelos de linha, se ela fizer mais 6 mantas, quantos novelos de linha gastará?
Cálculo


R:
2 – Relembrando a história lida, encontre o dobro o triplo e o quádruplo dos numerais completando a tabela:

TABELA
Quantidade
Dobro
Triplo
Quádruplo
5



123



78



45



11



23




QUINTO DIA
Desenvolvimento
Chegando ao término das atividades da seqüência, os alunos deverão realizar as seguintes atividades:
3 – Sabendo que a Terra realiza dois movimentos, ou seja, o de rotação que dura vinte e quatro horas, determinando os dias e as noites. O movimento de translação que tem duração de 365 dias e cinco horas e determina as estações do ano. Marque com um X a resposta correta:
a) (    ) A história lida acontece a noite.
b) (    ) O movimento de rotação determina os dias e as noites.
c) (    ) A Terra não realiza os movimentos de rotação e translação.
d) (    ) A tia de José veio do Sul durante o dia.
e) (    ) O dia tem vinte e quatro horas.
4 – Produzir um livro sobre o texto lido com suas palavras, fazendo a ilustração:
LIVRO:  ALGUMAS FOTOS DO LIVRO: Dorme, menino, dorme
  

                                                                    
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário