E.E.E.F.”CLUBE
DO BOSQUE”
PROFESSORA:
RENATA ZANGERÓLAME DE OLIVEIRA
TURMA: 4º ANO
MATUTINO
FOCCA - 2016
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
DORME MENINO,
DORME
TEMA: DORME MENINO, DORME.
TEMPO: 5 DIAS
OBJETIVOS:
Despertar
o gosto pela leitura.
Desenvolver
a imaginação.
Identificar
o gênero textual a que se refere o texto lido.
Despertar o gosto por ouvir histórias.
Analisar
criticamente a história lida expressando oralmente sua opinião.
Interpretar o texto lido tanto escrito,
quanto oralmente.
Ilustrar a história contada.
Produzir diferentes gêneros textuais.
Escrever bilhetes para os personagens da
história.
Identificar verbo e tempo verbal.
Conjugar verbos.
Classificar
as palavras quanto a sílaba tônica.
Identificar diferentes animais e suas
características.
Realizar cálculos matemáticos.
Diferenciar as unidades de tempo.
Identificar os movimentos da Terra.
CONTÉUDOS:
Literatura Infantil.
Interpretação oral e escrita.
Produção textual.
Animais.
Movimentos da Terra.
Cálculos Matemáticos.
Numerais.
Verbo
Tempo verbal.
Classificação de palavras quanto a sílaba
tônica.
AVALIAÇÃO
Será realizada de acordo com o interesse,
participação e envolvimento do educando nas atividades desenvolvidas.
PRIMEIRO DIA
EXPLORAÇÃO DA
CAPA DO LIVRO.
DESENOLVIMENTO:
Mostrar
a capa para os alunos, levantando os seguintes questionamentos:
Que imagem vocês estão vendo na capa deste
livro?
Que gênero textual é este?
Qual o título do livro?
Para o que vocês acham que o menino está
olhando?
O que o menino tem em suas mãos?
Vocês acham que o livro ira tratar de que
assunto?
O que vocês acham que acontece na história?
Por que será que o livro recebeu este nome?
Está história acontece de noite ou de dia?
Vocês imaginam como termina a história?
Quem é a autora do livro?
Quem ilustrou o livro?
Como se chama a tradutora do livro?
Perguntar ainda se os alunos já ouviram falar da autora,
ilustradora ou mesmo tradutora do livro, fazendo um
breve relato sobre elas:
AUTORA: LAURA
HERRERA
Nasceu em Temuco, no sul do Chile, nua data
desconhecida, pois nunca quis revelar sua idade. Para escrever este livro,
conta ter-se inspirado na conhecida cantiga inglesa Hush, Baby, Hush, mas quis
situar a história no sul do Chile e dar um valor especial de conforto, sossego
e carinho.
ILUSTRADORA:
JULY MACUADA
É uma jovem ilustradora chilena. Adora
desenhar rodeada de música e poesia. Para ilustrar este livro, viajou ao Chiloé
e Valdívia para captar em primeira mão o cenário verde e vegetal, e a forte
presença do mar. Já ilustrou revistas, antologias e livros infantis.
Em seguida os alunos irão acompanhados pela professora ao
laboratório de informática, onde deverão pesquisar sobre o biografia da autora
e ilustradora do livro, fazendo uma listagem dos demais trabalhos das mesmas,
fazendo seu registro no caderno.
Segundo dia
Desenvolvimento
Os alunos serão levados para a quadra da escola onde
deverão sentar em círculo, para que possam ouvir a leitura do livro. Será
novamente feita menção sobre os detalhes da capa, a autora, ilustradora e
tradutora. A professora lerá o livro para os alunos mostrando as ilustrações,
após a leitura permitirá que estes façam seus comentários e questionamentos,
opinando acerca da história lida. Dado este tempo para os alunos, irão retornar
a sala onde realizarão atividades sobre o livro estudado e ainda interpretação
da mesma, registrando em seus cadernos:
1-
Responda
de acordo com a história lida:
a)
O que você achou da história lida?
b)
Por que você acha que o menino não
conseguia dormir?
c)
O que fizeram para ajudar o menino?
d)
Quem ajudou o menino e como foi essa
ajuda?
e)
Você já ficou sem dormir alguma noite?
Por que? O que você fez
para
resolver o problema?
f)
Como terminou a história lida?
g)
Qual moral você daria para a história?
h)
Você mudaria alguma coisa na história
contada? O que? Por que mudaria?
i)
Em sua casa alguém conta histórias para
você dormir?
j)
Qual é a sua história preferida?
k) Caso
você também fosse ajudar o menino a dormir, o que você faria?
2 – Faça
a ilustração dos personagens da história lida identificando-os:
3 – Você
percebeu que na história lida muitas pessoas vieram ajudar o menino, escolha um
dos personagens e escreva um bilhete para ele contando sobre o que está
acontecendo com o menino e como você acha que ele pode ajudar:
4 – Leia
os textos abaixo e identifique a que gênero textual pertencem:
____________________________________________________________
______________________________________________________________________
___________________________________________________
TERCEIRO DIA
DESENVOLVIMENTO
Dando
continuidade as atividades em classe, será relembrada a história para os alunos
em um breve relato realizado pela professora.
1 – Identifique em que tempo verbal
estão os verbos:
Dorme
–
Chora
–
Iluminar
–
Apagarei
–
Parar
–
Cantarei
–
Traz -
1- Circule os verbos nas frases e faça sua
conjugação no tempo presente:
a)
A manta voou com o vento.
b)
O leite derramou.
c)
As velas estão iluminando o campo.
d)
Dorme menino, dorme.
e)
Não chora na noite escura.
f) E se
as elas apagarem?
3 –
Relacione à segunda coluna a primeira de acordo com a sílaba tônica das
palavras:
Oxítona
( 1 )
( ) passarinho
Paroxítona
( 2)
( ) escura
Proparoxítona
( 3) ( ) velas
( ) violino
( ) manta
( ) José
4 –Complete a tabela, classificando os
animais em (M) mamíferos, (H)herbívoros ou
(C) carnívoros:
TABELA
ANIMAIS
|
CARNÍVOROS
|
HERBÍVOROS
|
MAMÍFEROS
|
vaca
|
|
|
|
coelho
|
|
|
|
morcego
|
|
|
|
pássaro
|
|
|
|
leão
|
|
|
|
jacaré
|
|
|
|
5 – Leia com atenção e responda as
adivinhas:
a) Sou
branquinho com olhos vermelhos e grandes orelhas, pulo muito alto. Eu sou o
___________________.
b) Tenho quatro patas, sou seu amigo e tomo conta
de sua casa. Quem sou eu?___________________________.
c) Dou
leite e boa carninha, mas minha voz é muito fraquinha, sou gordinha e rumino,
eu sou a___________________________________.
d) Sua
casinha é de cera, onde faz muita doçura, das flores é amiguinha, esta é a
_____________________________________________.
e) Tem
o rabinho enrolado e a pele sempre rosada, seu nariz parece uma tomada. Este é
o_____________________________________.
QUARTO DIA
DESENVOLVIMENTO
Ainda trabalhando com o livro Dorme,
menino, dorme. Os alunos realizarão algumas atividades de matemática.
1 – Leia e resolva os problemas:
a)O
pai de José sabe tocar violino muito bem, porém o violino que ele temestá muito
usado e ele gostaria de comprar um novo. O pai de José tem uma quantia de R$
1.067,00 e o violino custa R$ 1567,00. De quanto o pai de José precisa para
comprar o violino?
Cálculo
|
|
R:
|
b)No
sítio do avô de José existem 234 vacas leiteiras, ele pretende comprar mais 354
vacas leiteiras, com quantas vacas ele ficará em seu sítio?
Cálculo
|
|
R:
|
C)No
sítio do avó de José se produz por semana 230 litros de leite. Quanto litros de
leite serão produzidos em 3 semanas:
Cálculo
|
|
R:
|
D)A
tia de José fez uma manta linda manta e gastou 19 novelos de linha, se ela
fizer mais 6 mantas, quantos novelos de linha gastará?
Cálculo
|
|
R:
|
2 – Relembrando
a história lida, encontre o dobro o triplo e o quádruplo dos numerais
completando a tabela:
TABELA
Quantidade
|
Dobro
|
Triplo
|
Quádruplo
|
5
|
|
|
|
123
|
|
|
|
78
|
|
|
|
45
|
|
|
|
11
|
|
|
|
23
|
|
|
|
QUINTO DIA
Desenvolvimento
Chegando ao término das atividades da seqüência,
os alunos deverão realizar as seguintes atividades:
3 – Sabendo
que a Terra realiza dois movimentos, ou seja, o de rotação que dura vinte e
quatro horas, determinando os dias e as noites. O movimento de translação que
tem duração de 365 dias e cinco horas e determina as estações do ano. Marque
com um X a resposta correta:
a)
( ) A história lida acontece a noite.
b)
( ) O movimento de rotação determina
os dias e as noites.
c)
( ) A Terra não realiza os movimentos
de rotação e translação.
d)
( ) A tia de José veio do Sul durante
o dia.
e)
( ) O dia tem vinte e quatro horas.
4 – Produzir
um livro sobre o texto lido com suas palavras, fazendo a ilustração:
LIVRO: ALGUMAS FOTOS DO LIVRO: Dorme,
menino, dorme
Nenhum comentário:
Postar um comentário