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quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS MÓDULO 4

  • Atividade 1- Critérios da avaliação – individual
  • “O processo usado para avaliar, acaba por interferir nas relações entre professores e estudantes, criando “situações” que nem sempre são satisfatórios sobre si mesmos e sobre essas relações.”
  • Redija um texto de opinião sobre avaliação, tomando como base suas concepções sobre o tema:

TEXTO
AVALIAÇÃO
Creio que uma das coisas que pode ser chamada de desconfortável é o fato de ser avaliado. Acredito ainda que o educando sinta-se dessa maneira a receber em suas mãos uma avaliação, o coração bate mais rápido, as mãos começama suar, um frio na barriga, reações involuntárias que ocorrem contra sua vontade. Porém todos somos avaliados em nosso dia a dia e com o educando que necessita de nota para avançar de um ano para outro, não pode ser diferente. O avaliar é importante e deve ser feito a medida que  for utilizada não com o poder de constranger ou condenar, mas como um instrumento a mais onde se verifique a aprendizagem do aluno e a ação pedagógica do educador, onde ele possa através dos resultados também estar avaliando-se e sempre estar buscando novas estratégias e formas de aprendizagem. É fundamental que haja uma cumplicidade entre educando e educador independente do resultado obtido na avaliação para que esta sirva de ponte para que se busque sempre novosmeios de suprir necessidades e aprimorar o que já se sabe.






Atividade 2 – Avaliação tradicional da aprendizagem
1 – Analise as seguintes questões sobre avaliação da aprendizagem. Dê seu parecer sobre essas situações:
SITUAÇÕES RECORRENTES, SEGUNDO CIPRIANO LUCKESI
“O aluno acaba de fazer a prova e a entrega ao professor. Quando está saindo, se recorda que errou uma questão e pede ao professor para corrigir. A resposta é não”.

Acredito que neste caso a professora foi muito radical, a meu ver se ela observou que o aluno não usou de engano, colando de alguém ou consultando seu material, creio que deveria permitir o educando consertasse a questão errada. Mesmo que se saiba que existe uma hierarquia em sala de aula, professor e aluno devem manter uma relação de parceria, onde exista confiança e cooperação. Penso que se houve no aluno a lembrança da questão é porque este preocupou-se com o resultado que obteria, sabendo da necessidade de se alcançar um bom resultado, uma vez que é avaliado pelo sistema de notas.

Um aluno tira 2 em uma prova. O professor o anima para estudar e fazer outra prova para recuperar a nota. Então ele tira 10. Então o professor faz a média e lhe dá 6!

Todos precisam de estímulos e o educando além de ser estimulado, precisa ter sua auto – estima trabalhada dia – a – dia, para que possa sentir-se capaz de alcançar o sucesso de aprendizagem, principalmente  em momentos que para o aluno são constrangedores, como aquele em que consegue uma inferior a média, ou mesmo não consegue entender determinado conteúdo, ele precisa saber que é importante, que alguém preocupa-se com ele, com seu desenvolvimento e aprendizagem. Precisa ter na pessoa de seu professor a imagem de alguém que o valoriza e acredita em seu potencial. Dificuldades de aprendizagem, sempre vão existir, assim como médias inferiores, porém é importante que o aluno seja estimulado a tentar sempre, nunca desistir, mostrar-lhe que é capaz assim. Embora diante de tantos desafios e decepções muitos possam ter esquecido, o educador tem um grande poder em suas mãos, ele ainda continua sendo um espelho para o educando, com uma única palavra de estímulo pode transformar para sempre a vida do aluno, mostrando a este que ele é capaz de aprender, destruindo rótulos e mostrando caminhos de uma nova forma de aprendizagem que o envolvam integralmente e não de maneira fragmentada.


                        Atividade 3 – Resumo Crítico do Filme “Como estrela na Terra”
Componentes: Renata Zangerólame de Oliveira 
RESUMO
O que o filme retrata não está diferente da realidade que muitas vezes vivenciamos na atualidade, infelizmente ainda existem crianças com Necessidades Especiais que não são entendidas ou mesmo na pior das hipóteses aceitas por seus familiares ou instituição de ensino, como era o caso do menino do filme que não teve seu transtorno diagnosticado por muito tempo, era visto como desinteressado, burro, desobediente, encrenqueiro, mas nunca como uma criança que necessita-se de atendimento especializado,  até que  a situação na instituição de ensino torna-se tão insuportável que a criança é enviada para outra escola, creio que isto aconteceu mais como castigo, pois foi desta forma que a criança entendeu, do que uma preocupação com a aprendizagem da criança. Porém em sua nova escola também não consegue adaptar-se ou mesmo socializar-se, não por sua culpa, mas devido a intolerância e falta de conhecimento de seus professores, pois ele não se encaixava nos padrões de normalidade esperado pela escola. (Como ainda vemos na atualidade ao sentir-se rejeitada e discriminada, a criança acaba por fechar-se em um casulo, cria uma armadilha muito de penetrar). Tal situação no filme estende-se até que em dado momento a escola contrata um professor de arte substituto, com um olhar diferente sobre o ensino, valorizando o que o aluno e permitindo que estes obtenham novos conhecimentos de maneira prazerosa, porém o aluno estava tão marcado pela indiferença sofrida, que por algum tempo ficou inalcançável. Sabendo o valor do aluno, o professor demonstrasse incansável, pois já exercia atividades com crianças portadoras de necessidades espaciais em outra instituição, (portanto, vale ressaltar a importância do educador estar sempre em busca de novas formações, para que possa realmente conhecer a sanar as dificuldades de seus alunos).O aluno aos poucos começa a se deixar envolver pela magia do educador, pois percebe que finalmente alguém acredita nele, valoriza – o pelo que é e sabe e não pelo grau de normalidade que dele se espera. Tal atitude do educador despertou no educando a vontade de participar do processo de aprendizagem, até então adormecida dentro dele. A grande transformação realmente acontece quando o aluno participa de um concurso de desenho juntamente com toda a escola, organizado por seu professor, onde tanto alunos quanto os demais integrantes da escola deveriam participar. Dentre todos os desenhos o dele foi o vencedor. Ao anunciar o vencedor o diretor da escola faz o anúncio com a seguinte frase: “O pupilo supera o mestre”. Este foi um ponto de grande importância do filme, pois demonstra que todos estão aptos a aprender, porém cada um tem seu jeito e depende da forma que lhe é transmitido o conhecimento. Finalmente a família do aluno também reconhece seu valor ao ver que finalmente seu filho está realizado e feliz. Ao findar o ano letivo, no momento de ir para casa, ao se despedir de seu professor o aluno o abraça, um abraço longo e apertado, um agradecimento silencioso, mas que com certeza foi entendido por aquele que nele acreditou conduzindo-o a aprendizagem quando muitos não acreditavam.



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