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sábado, 27 de agosto de 2016

INSTITUTO IKTUS

NÚCLEO DE PSICANÁLISE CLÍNICA


RENATA ZANGERÓLAME DE OLIVEIRA





ANÁLISE MÓDULO IX







CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2016


RESUMO DAS DIFERENÇAS NAS CONSTRUÇÕES DAS ESCOLAS PSICANALÍSTICAS

Como os ensinamentos não são iguais em nenhum lugar, assim também as escolas de psicanálise também apresentam suas diferenças. A partir de pensamentos desenvolvidos por Freud, onde ocorreram algumas dissidências até mesmo por aqueles que aprenderam com ele, de onde se originaram novas escolas que por sua vez deram continuidade ao pensamento psicanalítico. Pode-se considerar que a psicanálise teve sua evolução a partir de reuniões que Freud realizava em sua casa com seus seguidores, onde conversavam e trocavam pareceres analíticos e trocavam idéias a cerca de casos diversos. Freud formou-se em medicina aos 25 anos, foi nomeado professor de neuropatologia a ao ganhar o prêmio  “Prêmio Goethe de Literatura”, viajou para Paris onde conheceu os trabalhos de Charcot com hipnose, e ao  retornar passou a fazer uso desta técnica, onde descobriu que não a exercia com maestria, passando então a faze uso de técnicas que conduziam o paciente a livre associação de idéias, fato que o levou a ser considerado o “Pai da Psicanálise”.  Freud concluiu em seus estudos que o conflito psíquico resulta do embate das forças instintivas e as repressoras, e seus sintomas são a representação simbólica do conflito existente. Tal afirmação faz com que a psicanálise seja considerada uma nova ciência. Em relação à Escola dos Teóricos das Relação Objetais, onde Melaine Klein foi sua principal representante, tal escola tornou-se o berço da nova visão psicanalítica, uma vez que passou a fazer uso de diferentes formas de interpretar os conceitos de Freud. Esta escola defende a existência de um ego primitivo desde o nascimento e manteve o complexo de Édipo como o eixo central da psicanálise, enfatizando-o nos primórdios da vida. Levando em conta a observação dos adultos, passou a investigar os estágios do desenvolvimento infantil. Melaine Klein, baseando-se na teoria de Freud, cria a técnica de brincar com as crianças e, através do brinquedo procurou compreendê-las. A Escola da Psicologia do Ego, tendo a frente Margaret Mahler, realizou seminários sobre a psicanálise da criança, deu aulas e filiou-se ao Instituto  do Desenvolvimento Humano, também ao Instituto Educacional e a Sociedade Psicanalítica de Nova York. Ela distinguia no bebê a psicose autística e a psicose simbiótica. Sua tese principal parte de algumas hipóteses de Freud, Bleuler e Kamer. Em sua teoria Mahler defende que o desenvolvimento da criança ocorre por fases: Fase autística (nas primeiras semanas), Fase simbólica ( que dura até uns cinco meses), Fase de separação  - individuação ( marca o fim da fase anterior). Falando sobre a Escola de Psicologia do Self, tendo com seu fundador Heinz  Kohut, tendo sido herdeiro da psicanálise fundada por Freud, baseada na sexualidade como gênese das neuroses e do Kleinianismo, colocando o ódio e a destruição como eixo central a toda relação de objeto.  Entre os anos 50 e 60, o ponto forte da psicanálise esteve representada por Anna( freudismo), e da psicologia do Ego Kleinianos clássicos. Kohut representou o que poderia se chamar terceira geração da Psicanálise, juntamente com Bion, Winnicott e Lacan. Seu primeiro trabalho, sobre psicanálise aplicada, foi “Morte em Veneza, de Thomas Mann: uma história acerca da desintegração da sublimação artística”, texto que ele só publicou, em 1957, após a morte do autor por quem tinha profunda admiração. Donald Woods Winnicott foi pediatra e psicanalista, colaborador de jornais médicos, psiquiátricos e psicanalíticos, assim como revistas onde discutia os problemas das crianças e das famílias. Para ele a psique não é uma estrutura pré- existente, mas algo que se constrói partindo as elaboração imaginativa do corpo e de suas funções. Tal elaboração acontece a partir da possibilidade materna exercer funções primordiais como o holding ( permite a integração no tempo e no espaço), handling ( permite o alojamento da psique no corpo) e a apresentação de objetos (permite o contato com a realidade). O psique-soma inicial prossegue ao longo de uma linha de desenvolvimento desde que sua continuidade de existência não seja perturbada, e para que isso ocorra, é necessário um ambiente suficientemente bom onde às necessidades do bebê sejam satisfeitas. Com Jacques Lacan temos a Escola Francesa de Psicanálise, que decide voltar seus estudos para uma releitura de Freud, onde segundo Lacan existem três formas do indivíduo negar a falta do outro.  Lacan não tomou as neuroses, as psicoses e as perversões definidas somente com os critérios herdados da psiquiatria. Lacan organizou a psicopatologia sustentado na observação da clínica psicanalítica, referindo-se aos mecanismos de defesa elaborados por Freud.
Lacan é um autor polêmico, discutido e admirado, para alguns teóricos é considerado o maior psicanalista depois de Freud, ou até mesmo do seu porte; para os seus críticos, a teoria lacaniana é um retrocesso da psicanálise, um desvirtuador da teoria freudiana. Falando agora de Wilfred Ruprecht Bion, vale a pena ressaltar que ele apresenta uma produção inovadora revelando seus conhecimentos científicos, propõe ainda que existe uma expansão sensível para o momento do encontro psicanalítico, onde se revela a vivacidade envolvida nos fatos escreveu uma autobiografia que se intitula, The long weekend. Segundo Bléandonu, um de seus biógrafos, Bion aumentou o prazer em aprender. Reexaminou as coisas a partir de seus começos, e descobriu um novo caminho para a psicanálise. Surge como verdadeiro inovador de uma prática moderna. (Bléandonu, 1990). (Creio que diante de tudo o que foi estudado, vale salientar em meu ponto de vista que muito embora tenham surgidos diferentes idéias e correntes de pensamentos depois de Freud, tudo começa em Freud e termina em Freud).




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