Translate

sábado, 31 de março de 2018

RESGATE DE BRINCADEIRAS ANTIGAS





PROJETO





RESGATE DE BRINCADEIRAS
ANTIGAS





PROFESSORA: Renata Zangerólame de Oliveira
ANO: 2018
TURMA: 4º Ano

TEMA: Resgate de Brincadeiras antigas
JUSTIFICATIVA
Na atualidade o que se percebe são crianças voltadas para tecnologias, sem manter contato com outras pessoas, conversando e socializando através de uma tela fria que só aumenta a distância e individualidade, mantendo-as isoladas em um mundo individualista que embora seja carregado de informações, acabam por vezes tornado-se nocivas, causando danos irreversíveis. Diante de tal realidade a escolha do tema tornas-se muito significativa em virtude do desejo de resgatar antigas brincadeiras que outrora com sua simplicidade fizeram a alegria de tantas crianças. A realização deste projeto visa propiciar uma melhor socialização entre os alunos, também com o ambiente escolar, desta forma as atividades nele desenvolvidas deverão ser realizadas com as turmas dos quartos anos e demais turmas caso haja interesse por parte de seus professores.
CONTEÚDOS
Filmes
Cantigas antigas
Brincadeiras
Leitura
Produção e Interpretação
Movimento e expressão corporal
OBJETIVO GERAL
Resgatar brincadeiras de tempos remotos, buscando promover a socialização, valores e fortalecimento de relações interpessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar o interesse por brincadeiras antigas, valorizando o sentido de ser criança.
Desenvolver a socialização e a coordenação através de diferentes movimentos.
Estimular a imaginação e a criatividade.
Participar do resgate de brincadeiras buscando melhorar sua autoestima e convivência social.

METODOLOGIA
Como já citado anteriormente, a realização do projeto visa o resgate de antigas brincadeiras e valores que há muito tem sido esquecida pelas famílias e em conseqüência seus filhos acabam por não conhecê-las por não terem acesso a elas. Muitos adultos vivenciaram diferentes brincadeiras quando eram crianças, mas com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, devido a correria do trabalho acabaram por deixá-las cair no esquecimento. Muitas dessas crianças vivem em apartamentos e não tem acesso a uma área de lazer, outras ficam dentro de suas casas e não podem sair para brincar, pois seus responsáveis trabalham e ainda existe o fato da violência ser muito grande em nossos dias. O projeto busca envolver as duas turmas dos quartos anos, com a realização de diferentes atividades como filmes, leitura, produção e interpretação textual, brincadeiras antigas com a supervisão de um adulto, músicas antigas, criação de paródias com músicas antigas, disputa entre as duas turmas com entrega de medalhas. O projeto buscará envolver as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Matemática e as demais como Educação Física, Artes e Ensino Religioso. Antes de sua realização a professora conversará com os alunos sobre o projeto e sua importância e de como o mesmo será desenvolvido.
ATIVIDADES
A realização das atividades ocorrerão no decorrer do mês, de forma que os alunos possam participar ativamente do que é proposto.
1 – Filme que estimule a imaginação (a escolher)
Esta atividade visa permitir aos alunos o estímulo de sua imaginação, uma forma de resgatar o sentimento de brincar com seus brinquedos que muitas vezes ficam esquecidos em um canto de seus quartos sendo trocados um celular moderno que ocupa seu tempo e limita sua criatividade. Após assistirem ao filme, os alunos realizarão comentários sobre o mesmo e em seguida produzirão um texto descrevendo o filme e sua opinião sobre ele. As produções dos alunos serão lidas em sala de aula e ficarão expostas.
2-  JOGO DO GARRAFÃO
É desenhada uma garrafa bem grande no chão, seus participantes só poderão sair pelo gargalo utilizando os dois pés. Todos devem ficar dentro do garrafão enquanto outro participante tenta pegá-los. Para sair do garrafão sem utilizar o gargalo os demais participantes deverão ficar equilibrados em um pé só e sair pela lateral para fugir daquele que deverá pegá-los. Caso todos consigam sair do garrafão sem serem pegos, um dos participantes deverá tentar fechar a boca do garrafão, ficando em pé em frente ao gargalo e assim a brincadeira se repete novamente.
3 – PIÃO
Um cordão, também chamado de fieira, é enrolado em volta do brinquedo. Manipulado com destreza, é ele que faz o pião girar. A habilidade do jogador determina o local onde cairá o brinquedo e com qual velocidade. É uma brincadeira que se pode jogar sozinho ou com um grupo de amigos que serão desafiados. Um adulto será convidado para coordenar as atividades. As crianças serão separadas em equipes e as equipe vencedora será premiada.
4 – CANTIGAS ANTIGAS
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré.
Eu queria uma de vossas filhas,
Escolhei a qual quiser,
De marre, marre, marre.
Escolhei a qual quiser de marre deci.
Eu queria (nome da pessoa)
De marre, marre, marre.
Eu queria (nome da pessoa)
De marre deci
Que oficio dais a ela?
De marré, marre, marre.
Que ofício dais a ela de marre deci?
Dou o ofício de ( nome do ofício)
De marré, marré, marre.
Dou o ofício de (nome do ofício)
De marré deci.
Este ofício me agrada (ou não)
De marre, marre, marre
Este ofício me agrada (ou não)
De marre deci.
Lá se foi a (nome da pessoa)
De marre, marre, marre
Lá se foi a (nome da pessoa) De marre deci.
Eu de pobre fiquei rica
De marre, marre, marre.
Eu de pobre fiquei rica
De marre deci.
Nesta cantiga as crianças farão duas correntes e ambas a medida que a música for cantada se encontrarão no centro e se afastarão também ao som da música.



5- PIQUE BANDEIRA
Serão separados dois times e cada um ficará em um lado da quadra. Cada equipe terá sua bandeira, que geralmente é um galinho da árvore, e deverá protegê-la da outra equipe. Quando uma equipe tentar invadir o campo da outra, caso seja pego ficará colado no local em que for pego, até que um dos participantes de sua equipe venha descolá-lo. A equipe que conseguir pegar a bandeira da outra equipe primeiro será a vencedora.  
6- PESQUISA E PARÓDIA
Dando continuidade as atividades os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre canções infantis antigas, após a pesquisa os alunos irão compor uma paródia com a música da cantiga e após farão a apresentação para os demais alunos.
 7- ALERTA COR
Todos os alunos ficarão juntos na quadra e uma bola será entregue para um deles. O aluno que estiver com a bola deverá gritar a frase “ Alerta cor”. Todas as demais crianças deverão ficar como estátua. A criança que estiver com a bola deverá dar cinco passos e tentar acertar um de seus colegas. Se conseguir a brincadeira recomeça.
8- ENCERRAMENTO
O encerramento acontecerá com a entrega de premiações para as equipes que participaram do projeto.
AVALIAÇÃO
 O projeto apresentado será realizado de forma a envolver alunos, professores e algumas pessoas da comunidade. As crianças poderão ter acesso a brincadeiras talvez de quais nunca tenham ouvido falar. O resgate de diferentes brincadeiras e músicas permitirá que os alunos vivam e presenciem momentos que com certeza serão inesquecíveis para elas e poderão partilhar com seus familiares as experiências vividas. Avalio a realização deste projeto como uma ação produtiva e envolvente que deixará marcas positivas na vida dos alunos e uma valorização do passado, uma aprendizagem para o presente e uma conscientização de valores para o futuro.
CONCLUSÃO
Considero o projeto desenvolvido como um fator de grande importância para a valorização e conscientização de valores e cultura que acabam ficando esquecidos devido ao aumento da tecnologia que tem invadido os lares e a vida das pessoas. As crianças a cada dia estão perdendo o contato real com o outro. Trancam-se em seus quartos e ficam a mercê de computadores, tablets, celulares e outros aparelhos tão sofisticados que acabam tomando todo o seu tempo. As famílias, por sua vez, com o auto custo de vida, já não conseguem  ter muito tempo para seus filhos, pois precisam trabalhar para manter as despesas de sua casa. Muitas crianças vivem fechadas em seu mundo virtual e muito mal se comunicam com as pessoas a sua volta. O projeto busca justamente resgatar a infância que vem se perdendo, sendo deixada de lado, trocada por tecnologia cada vez mais potentes e envolventes. Vale a pena investir no resgate dessas músicas e brincadeiras, buscando despertar nas crianças o interesse por um convívio maior com o outro, uma socialização que desperte valores e amizades que farão parte da vida dessa criança, mesmo quando estiver em sua idade adulta, terão esses momentos em sua lembrança e com certeza compartilharão com outros que façam parte de sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário