PROJETO
RESGATE
DE BRINCADEIRAS
ANTIGAS
PROFESSORA: Renata
Zangerólame de Oliveira
ANO: 2018
TURMA: 4º
Ano
TEMA: Resgate de
Brincadeiras antigas
JUSTIFICATIVA
Na atualidade o que se percebe são crianças voltadas para
tecnologias, sem manter contato com outras pessoas, conversando e socializando
através de uma tela fria que só aumenta a distância e individualidade,
mantendo-as isoladas em um mundo individualista que embora seja carregado de
informações, acabam por vezes tornado-se nocivas, causando danos irreversíveis.
Diante de tal realidade a escolha do tema tornas-se muito significativa em
virtude do desejo de resgatar antigas brincadeiras que outrora com sua
simplicidade fizeram a alegria de tantas crianças. A realização deste projeto
visa propiciar uma melhor socialização entre os alunos, também com o ambiente
escolar, desta forma as atividades nele desenvolvidas deverão ser realizadas
com as turmas dos quartos anos e demais turmas caso haja interesse por parte de
seus professores.
CONTEÚDOS
Filmes
Cantigas
antigas
Brincadeiras
Leitura
Produção
e Interpretação
Movimento
e expressão corporal
OBJETIVO GERAL
Resgatar
brincadeiras de tempos remotos, buscando promover a socialização, valores e
fortalecimento de relações interpessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar
o interesse por brincadeiras antigas, valorizando o sentido de ser criança.
Desenvolver
a socialização e a coordenação através de diferentes movimentos.
Estimular
a imaginação e a criatividade.
Participar
do resgate de brincadeiras buscando melhorar sua autoestima e convivência
social.
METODOLOGIA
Como já citado anteriormente, a realização do projeto
visa o resgate de antigas brincadeiras e valores que há muito tem sido
esquecida pelas famílias e em conseqüência seus filhos acabam por não conhecê-las
por não terem acesso a elas. Muitos adultos vivenciaram diferentes brincadeiras
quando eram crianças, mas com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, devido
a correria do trabalho acabaram por deixá-las cair no esquecimento. Muitas
dessas crianças vivem em apartamentos e não tem acesso a uma área de lazer,
outras ficam dentro de suas casas e não podem sair para brincar, pois seus
responsáveis trabalham e ainda existe o fato da violência ser muito grande em
nossos dias. O projeto busca envolver as duas turmas dos quartos anos, com a
realização de diferentes atividades como filmes, leitura, produção e interpretação
textual, brincadeiras antigas com a supervisão de um adulto, músicas antigas, criação
de paródias com músicas antigas, disputa entre as duas turmas com entrega de
medalhas. O projeto buscará envolver as disciplinas de Língua Portuguesa,
Ciências, História, Geografia, Matemática e as demais como Educação Física,
Artes e Ensino Religioso. Antes de sua realização a professora conversará com
os alunos sobre o projeto e sua importância e de como o mesmo será
desenvolvido.
ATIVIDADES
A realização das atividades ocorrerão no decorrer do mês,
de forma que os alunos possam participar ativamente do que é proposto.
1 – Filme que estimule a imaginação (a escolher)
Esta atividade visa permitir aos alunos o estímulo de sua
imaginação, uma forma de resgatar o sentimento de brincar com seus brinquedos
que muitas vezes ficam esquecidos em um canto de seus quartos sendo trocados um
celular moderno que ocupa seu tempo e limita sua criatividade. Após assistirem
ao filme, os alunos realizarão comentários sobre o mesmo e em seguida
produzirão um texto descrevendo o filme e sua opinião sobre ele. As produções
dos alunos serão lidas em sala de aula e ficarão expostas.
2- JOGO DO GARRAFÃO
É desenhada uma garrafa bem grande no chão, seus
participantes só poderão sair pelo gargalo utilizando os dois pés. Todos devem
ficar dentro do garrafão enquanto outro participante tenta pegá-los. Para sair
do garrafão sem utilizar o gargalo os demais participantes deverão ficar
equilibrados em um pé só e sair pela lateral para fugir daquele que deverá pegá-los.
Caso todos consigam sair do garrafão sem serem pegos, um dos participantes
deverá tentar fechar a boca do garrafão, ficando em pé em frente ao gargalo e
assim a brincadeira se repete novamente.
3 –
PIÃO
Um cordão, também chamado
de fieira, é enrolado em volta do brinquedo. Manipulado com destreza, é ele que
faz o pião girar. A
habilidade do jogador determina o local onde cairá o brinquedo e com qual
velocidade. É uma brincadeira que se pode
jogar sozinho ou com um grupo de amigos que serão desafiados. Um adulto
será convidado para coordenar as atividades. As crianças serão separadas em equipes
e as equipe vencedora será premiada.
4 – CANTIGAS ANTIGAS
Eu
sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré.
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré.
Eu queria uma de vossas filhas,
Escolhei a qual quiser,
De marre,
marre, marre.
Escolhei
a qual quiser de marre deci.
Eu
queria (nome da pessoa)
De marre,
marre, marre.
Eu
queria (nome da pessoa)
De marre
deci
Que
oficio dais a ela?
De marré,
marre, marre.
Que
ofício dais a ela de marre deci?
Dou
o ofício de ( nome do ofício)
De marré,
marré, marre.
Dou
o ofício de (nome do ofício)
De
marré deci.
Este
ofício me agrada (ou não)
De marre,
marre, marre
Este
ofício me agrada (ou não)
De marre
deci.
Lá
se foi a (nome da pessoa)
De marre,
marre, marre
Lá
se foi a (nome da pessoa) De marre deci.
Eu
de pobre fiquei rica
De marre,
marre, marre.
Eu
de pobre fiquei rica
De marre
deci.
Nesta
cantiga as crianças farão duas correntes e ambas a medida que a música for cantada
se encontrarão no centro e se afastarão também ao som da música.
5- PIQUE BANDEIRA
Serão
separados dois times e cada um ficará em um lado da quadra. Cada equipe terá
sua bandeira, que geralmente é um galinho da árvore, e deverá protegê-la da
outra equipe. Quando uma equipe tentar invadir o campo da outra, caso seja pego
ficará colado no local em que for pego, até que um dos participantes de sua
equipe venha descolá-lo. A equipe que conseguir pegar a bandeira da outra
equipe primeiro será a vencedora.
6- PESQUISA E PARÓDIA
Dando
continuidade as atividades os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre canções
infantis antigas, após a pesquisa os alunos irão compor uma paródia com a música
da cantiga e após farão a apresentação para os demais alunos.
7- ALERTA COR
Todos
os alunos ficarão juntos na quadra e uma bola será entregue para um deles. O
aluno que estiver com a bola deverá gritar a frase “ Alerta cor”. Todas as
demais crianças deverão ficar como estátua. A criança que estiver com a bola
deverá dar cinco passos e tentar acertar um de seus colegas. Se conseguir a
brincadeira recomeça.
8- ENCERRAMENTO
8- ENCERRAMENTO
O
encerramento acontecerá com a entrega de premiações para as equipes que
participaram do projeto.
AVALIAÇÃO
O projeto apresentado será realizado de forma
a envolver alunos, professores e algumas pessoas da comunidade. As crianças
poderão ter acesso a brincadeiras talvez de quais nunca tenham ouvido falar. O
resgate de diferentes brincadeiras e músicas permitirá que os alunos vivam e
presenciem momentos que com certeza serão inesquecíveis para elas e poderão
partilhar com seus familiares as experiências vividas. Avalio a realização
deste projeto como uma ação produtiva e envolvente que deixará marcas positivas
na vida dos alunos e uma valorização do passado, uma aprendizagem para o
presente e uma conscientização de valores para o futuro.
CONCLUSÃO
Considero
o projeto desenvolvido como um fator de grande importância para a valorização e
conscientização de valores e cultura que acabam ficando esquecidos devido ao
aumento da tecnologia que tem invadido os lares e a vida das pessoas. As
crianças a cada dia estão perdendo o contato real com o outro. Trancam-se em
seus quartos e ficam a mercê de computadores, tablets, celulares e outros
aparelhos tão sofisticados que acabam tomando todo o seu tempo. As famílias,
por sua vez, com o auto custo de vida, já não conseguem ter muito tempo para seus filhos, pois
precisam trabalhar para manter as despesas de sua casa. Muitas crianças vivem
fechadas em seu mundo virtual e muito mal se comunicam com as pessoas a sua
volta. O projeto busca justamente resgatar a infância que vem se perdendo,
sendo deixada de lado, trocada por tecnologia cada vez mais potentes e
envolventes. Vale a pena investir no resgate dessas músicas e brincadeiras,
buscando despertar nas crianças o interesse por um convívio maior com o outro,
uma socialização que desperte valores e amizades que farão parte da vida dessa
criança, mesmo quando estiver em sua idade adulta, terão esses momentos em sua
lembrança e com certeza compartilharão com outros que façam parte de sua vida.
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