Translate

domingo, 19 de junho de 2016

PROJETO TABUADA
RENATA ZANGERÓLAME DE OLIVEIRA







PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3º-4º-5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL











CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 18 DE JUNHO DE 2016


PROJETO TABUADA

RESUMO
Considerando as dificuldades do educando em relação aos cálculos matemáticos que estão sendo detectados nas salas de aula hoje em dia, sentiu-se a necessidade da realização deste projeto envolvendo as tabelas de 2 a 6 primeiramente, para depois serem alcançados números maiores, o que despertou o interesse imediato dos alunos, que muito se esforçaram em aprender, uma vez que haveria a premiação do primeiro ao quarto lugar, também os motivou, pois despertou em cada um a vontade de vencer e se superar. A cada etapa do torneio os alunos encontrarão maiores dificuldades e terão que se esforçar para vencer estas etapas. Os alunos através dos desafios que serão apresentados deverão sentir-se motivados em aprender para que possam sanar suas dificuldades em cálculos matemáticos que envolvam multiplicação e divisão, aprendendo não de forma fragmentada ou mecanicamente, mas com um objetivo e motivação.



SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_____________________________________4
TEMA____________________________________________5
Delimitação do Tema_________________________________________5
PROBLEMA________________________________________6
JUSTIFICATIVA_____________________________________7
OBJETIVOS________________________________________8
Objetivos Gerais_____________________________________________8
Objetivos Específicos_________________________________________8
DESENVOLVIMENTO________________________________9
CONCLUSÃO______________________________________10




1 INTRODUÇÃO
É muito importante que o educador procure sempre novas maneiras de promover o ensino e aprendizagem de seus alunos. Estamos vivenciando o crescente avanço das tecnologias em todas as áreas, chegando até as escolas e principalmente no ambiente familiar, porém nem sempre esta tecnologia é utilizada de maneira adequada e produtiva, levando o educando a alienar-se do mundo em que vive e prender-se a ela. A realização deste projeto não buscou trazer de volta o tradicionalismo, mas sim despertar no educando o interesse em estudar e avivar seu espírito competitivo fora dos vídeos games, do mundo virtual ao qual ele esta acostumado para a realidade, o mundo real, onde se você não se esforçar, não fizer sua parte em aprimorar seus conhecimentos, com certeza será deixado para trás. O contato com o humano está se perdendo, as pessoas quase já não se comunicam não se olham de frente, pois na atualidade existem diferentes formas de se comunicar sem precisar olhar nos olhos.  A realização deste projeto buscou além de promover o ensino aprendizagem, permitir um contato maior com o outro, uma aproximação que muitas vezes tem se perdido frente à má utilização das tecnologias.


2 TEMA
PROJETO TABUADA: TORNEIO DE TABUADA DE 2 A 6

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Estudar as tabelas de maneira prazerosa oportunizando assim sua aprendizagem e aperfeiçoando cálculos matemáticos.


 3 PROBLEMA
Vivendo um tempo de grandes avanços tecnológicos, ainda nos deparamos com alunos em instituições de ensino com grandes dificuldades em cálculos matemáticos, principalmente quando necessitam de utilizar tabuadas. A realização deste projeto visou sanar de maneira prazerosa tal situação, incentivando o educando a superar suas dificuldades. Conhecendo tal problemática, buscam-se respostas para questões como:
·         O que fazer para desenvolver no educando o gosto pela aprendizagem da multiplicação.
·         Como envolver o aluno no processo de ensino aprendizagem de cálculos matemáticos?
·         Qual a função do educador no aprimoramento das habilidades do educando em cálculos matemáticos?
·         De que forma poderá se promover uma maior comunicação entre os educandos, uma vez que as tecnologias tem tornado cada vê mais distantes os contatos pessoais?


4 JUSTIFICATIVA
Devido a grande dificuldade dos alunos em relação ao uso da tabuada nas operações de multiplicação e divisão, assim como o uso indevido das tecnologias tem dificultado o contato entre as pessoas, pois se comunicam de várias formas on line e muito pouco pessoalmente, bem  como na atualidade para tudo se tem respostas prontas através da internet, foi desenvolvido este projeto em forma de um torneio visando incentivar os alunos a estudarem a tabuada de maneira prazerosa e divertida, interagindo com seus colegas e professora, estudando em momentos de intervalo. Os alunos tem chegado muitas vezes ao quinto ano sem nenhuma noção do ato de multiplicar e dividir, talvez por não se sentirem motivados em aprender e outros por terem dificuldades de aprendizagem, assim caberá ao educador estar sempre buscando novas maneiras de incentivar esses alunos a aprender, procurar motivá-los a romper suas barreiras e alcançarem o sucesso em sua aprendizagem. Nesta época de novas e crescentes tecnologias, tudo está mais fácil e acessível , não necessita de tanto esforço, de maneira que muitos já não querem mais agir por conta própria, bastando acessar um link e lá estará a resposta. A proposta deste projeto entre outras já citadas é levar o educando a pensar cada vez mais, criar alternativas para aprender, levá-lo a enfrentar o desafio de uma disputa com o outro para que possa aprimorar-se cada dia mais e assim participar ativamente de seu processo de ensino aprendizagem.


 5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
Desenvolver no educando o prazer de realizar cálculos matemáticos, assim como a aprendizagem da tabuada, permitindo também um maior contato entre os alunos no processo de ensino aprendizagem nos momentos de estudo e interação em sala de aula.

5.2 Objetivos Específicos
*Desenvolver cálculos matemáticos.
* Resolver multiplicações e divisões simples e complexas.
*Efetuar o dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sexto de um numeral.
* Promover um maior contato entre os alunos no processo de ensino aprendizagem.


6 DESENVOLVIMENTO
Em uma sala com 23 alunos do Ensino Fundamental, detectou-se uma grande dificuldade na resolução de operações de multiplicação e divisão, uma vez que os alunos não sabiam tabuada e achavam maçante sua aprendizagem. A professora em conversa com a turma os convidou a participarem de um torneio de tabuada que envolveria as tabelas de 2 a 6. Durante as aulas de matemática seriam selecionados 4 alunos já previamente avisados que deveriam falar as tabelas de acordo com o comando de um juiz,( podendo este ser uma professora, coordenadora ou outro profissional da educação) que perguntaria de forma aleatória ou em seqüência. Destes quatro alunos deveriam haver 2 vencedores que aguardariam os vencedores das etapas seguintes. Este projeto foi desenvolvido em 6 etapas. Ao término de todas as etapas, aconteceria a etapa final, em que disputariam os quatro vencedores de todas as etapas. Desta forma ocorreria a disputa pelos primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar, cada um dos vencedores recebendo medalhas em uma cerimônia realizada em sala de aula com a participação dos alunos da sala, professora regente e demais juízes que participaram do desenvolvimento do projeto.


 7 CONCLUSÃO

O projeto se desenvolveu de maneira satisfatória, contando com a participação efetiva dos alunos que demonstraram grande interesse em participar do torneio. Os alunos esforçaram-se muito estudando nos momentos de intervalo das aulas e segundo eles em suas casas, buscando ganhar o torneio que acontecia. Os professores, estagiários e outros profissionais se envolveram como juízes da competição. Os alunos entenderam que seriam separados Oe vencedores das etapas e assim já sabendo das regras e demonstrando maturidade acolhiam a todos que venciam as etapas. Até mesmo aqueles alunos que por algum motivo de mostravam apáticos e desanimados cujo assunto era somente jogos on line dos mais variados, procuram envolver-se nos momentos de competição organizando sua torcida em favor de seu favorito. Com prazer se observou que todos participaram com muito entusiasmo e vontade de vencer, pois envolvida toda a turma, todos puderam participar e disputar. Ao final da competição foram separados os vencedores que com muito orgulho receberam suas medalhas e as exibiram pelos corredores da escola. Foi muito satisfatório perceber que através da realização deste projeto, foram obtidos grandes resultados em função do processo de ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário