PROJETO
TABUADA
RENATA
ZANGERÓLAME DE OLIVEIRA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 3º-4º-5º ANOS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 18 DE JUNHO DE
2016
PROJETO
TABUADA
RESUMO
Considerando as dificuldades do educando em relação aos
cálculos matemáticos que estão sendo detectados nas salas de aula hoje em dia,
sentiu-se a necessidade da realização deste projeto envolvendo as tabelas de 2
a 6 primeiramente, para depois serem alcançados números maiores, o que
despertou o interesse imediato dos alunos, que muito se esforçaram em aprender,
uma vez que haveria a premiação do primeiro ao quarto lugar, também os motivou,
pois despertou em cada um a vontade de vencer e se superar. A cada etapa do
torneio os alunos encontrarão maiores dificuldades e terão que se esforçar para
vencer estas etapas. Os alunos através dos desafios que serão apresentados
deverão sentir-se motivados em aprender para que possam sanar suas dificuldades
em cálculos matemáticos que envolvam multiplicação e divisão, aprendendo não de
forma fragmentada ou mecanicamente, mas com um objetivo e motivação.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_____________________________________4
TEMA____________________________________________5
Delimitação do
Tema_________________________________________5
PROBLEMA________________________________________6
JUSTIFICATIVA_____________________________________7
OBJETIVOS________________________________________8
Objetivos
Gerais_____________________________________________8
Objetivos
Específicos_________________________________________8
DESENVOLVIMENTO________________________________9
CONCLUSÃO______________________________________10
1
INTRODUÇÃO
É muito importante que o educador procure sempre novas
maneiras de promover o ensino e aprendizagem de seus alunos. Estamos
vivenciando o crescente avanço das tecnologias em todas as áreas, chegando até
as escolas e principalmente no ambiente familiar, porém nem sempre esta
tecnologia é utilizada de maneira adequada e produtiva, levando o educando a
alienar-se do mundo em que vive e prender-se a ela. A realização deste projeto
não buscou trazer de volta o tradicionalismo, mas sim despertar no educando o
interesse em estudar e avivar seu espírito competitivo fora dos vídeos games,
do mundo virtual ao qual ele esta acostumado para a realidade, o mundo real,
onde se você não se esforçar, não fizer sua parte em aprimorar seus
conhecimentos, com certeza será deixado para trás. O contato com o humano está
se perdendo, as pessoas quase já não se comunicam não se olham de frente, pois
na atualidade existem diferentes formas de se comunicar sem precisar olhar nos
olhos. A realização deste projeto buscou
além de promover o ensino aprendizagem, permitir um contato maior com o outro,
uma aproximação que muitas vezes tem se perdido frente à má utilização das
tecnologias.
2
TEMA
PROJETO TABUADA: TORNEIO DE TABUADA DE 2 A 6
2.1
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Estudar as tabelas de maneira prazerosa oportunizando
assim sua aprendizagem e aperfeiçoando cálculos matemáticos.
3
PROBLEMA
Vivendo um tempo de grandes avanços tecnológicos, ainda
nos deparamos com alunos em instituições de ensino com grandes dificuldades em
cálculos matemáticos, principalmente quando necessitam de utilizar tabuadas. A
realização deste projeto visou sanar de maneira prazerosa tal situação,
incentivando o educando a superar suas dificuldades. Conhecendo tal
problemática, buscam-se respostas para questões como:
·
O que fazer para desenvolver no educando o
gosto pela aprendizagem da multiplicação.
·
Como envolver o aluno no processo de ensino
aprendizagem de cálculos matemáticos?
·
Qual a função do educador no aprimoramento
das habilidades do educando em cálculos matemáticos?
·
De que forma poderá se promover uma maior
comunicação entre os educandos, uma vez que as tecnologias tem tornado cada vê
mais distantes os contatos pessoais?
4
JUSTIFICATIVA
Devido a grande dificuldade dos alunos em relação ao uso
da tabuada nas operações de multiplicação e divisão, assim como o uso indevido
das tecnologias tem dificultado o contato entre as pessoas, pois se comunicam
de várias formas on line e muito pouco pessoalmente, bem como na atualidade para tudo se tem respostas
prontas através da internet, foi desenvolvido este projeto em forma de um
torneio visando incentivar os alunos a estudarem a tabuada de maneira prazerosa
e divertida, interagindo com seus colegas e professora, estudando em momentos
de intervalo. Os alunos tem chegado muitas vezes ao quinto ano sem nenhuma
noção do ato de multiplicar e dividir, talvez por não se sentirem motivados em
aprender e outros por terem dificuldades de aprendizagem, assim caberá ao
educador estar sempre buscando novas maneiras de incentivar esses alunos a
aprender, procurar motivá-los a romper suas barreiras e alcançarem o sucesso em
sua aprendizagem. Nesta época de novas e crescentes tecnologias, tudo está mais
fácil e acessível , não necessita de tanto esforço, de maneira que muitos já
não querem mais agir por conta própria, bastando acessar um link e lá estará a
resposta. A proposta deste projeto entre outras já citadas é levar o educando a
pensar cada vez mais, criar alternativas para aprender, levá-lo a enfrentar o
desafio de uma disputa com o outro para que possa aprimorar-se cada dia mais e
assim participar ativamente de seu processo de ensino aprendizagem.
5
OBJETIVOS
5.1
Objetivo Geral
Desenvolver no educando o prazer de realizar cálculos
matemáticos, assim como a aprendizagem da tabuada, permitindo também um maior
contato entre os alunos no processo de ensino aprendizagem nos momentos de
estudo e interação em sala de aula.
5.2
Objetivos Específicos
*Desenvolver cálculos matemáticos.
* Resolver multiplicações e divisões simples e complexas.
*Efetuar o dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sexto de
um numeral.
* Promover um maior contato entre os alunos no processo
de ensino aprendizagem.
6
DESENVOLVIMENTO
Em uma sala com 23 alunos do Ensino Fundamental,
detectou-se uma grande dificuldade na resolução de operações de multiplicação e
divisão, uma vez que os alunos não sabiam tabuada e achavam maçante sua
aprendizagem. A professora em conversa com a turma os convidou a participarem
de um torneio de tabuada que envolveria as tabelas de 2 a 6. Durante as aulas
de matemática seriam selecionados 4 alunos já previamente avisados que deveriam
falar as tabelas de acordo com o comando de um juiz,( podendo este ser uma
professora, coordenadora ou outro profissional da educação) que perguntaria de
forma aleatória ou em seqüência. Destes quatro alunos deveriam haver 2 vencedores
que aguardariam os vencedores das etapas seguintes. Este projeto foi
desenvolvido em 6 etapas. Ao término de todas as etapas, aconteceria a etapa
final, em que disputariam os quatro vencedores de todas as etapas. Desta forma
ocorreria a disputa pelos primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar, cada um
dos vencedores recebendo medalhas em uma cerimônia realizada em sala de aula
com a participação dos alunos da sala, professora regente e demais juízes que
participaram do desenvolvimento do projeto.
7
CONCLUSÃO
O projeto se desenvolveu de maneira satisfatória,
contando com a participação efetiva dos alunos que demonstraram grande
interesse em participar do torneio. Os alunos esforçaram-se muito estudando nos
momentos de intervalo das aulas e segundo eles em suas casas, buscando ganhar o
torneio que acontecia. Os professores, estagiários e outros profissionais se
envolveram como juízes da competição. Os alunos entenderam que seriam separados
Oe vencedores das etapas e assim já sabendo das regras e demonstrando
maturidade acolhiam a todos que venciam as etapas. Até mesmo aqueles alunos que
por algum motivo de mostravam apáticos e desanimados cujo assunto era somente
jogos on line dos mais variados, procuram envolver-se nos momentos de competição
organizando sua torcida em favor de seu favorito. Com prazer se observou que
todos participaram com muito entusiasmo e vontade de vencer, pois envolvida
toda a turma, todos puderam participar e disputar. Ao final da competição foram
separados os vencedores que com muito orgulho receberam suas medalhas e as
exibiram pelos corredores da escola. Foi muito satisfatório perceber que
através da realização deste projeto, foram obtidos grandes resultados em função
do processo de ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário